I Workshop da LAEC é realizado na UFV

Postado em 04/set/2017

A Liga Acadêmica de Estudos sobre a Criminalidade (LAEC) da UFV realizou nos dias 31 de agosto e 01 de setembro o 1º Workshop da Acadêmico. Este workshop teve como objetivo principal contribuir como um importante instrumento para fortalecer o ensino e a pesquisa dos acadêmicos das instituições de ensino superior, na perspectiva de promover um salto qualitativo dentro das universidades no âmbito do estudo do tema Criminalidade. O Evento contou com a participação de renomados pesquisadores que estudam a temática Criminalidade. E atingiu um número de 120 inscritos, o que demonstra o forte interesse dos alunos da universidade acerca deste assunto.

No primeiro dia palestraram o Professor Doutor Evandro Camargos, do Departamento de Economia da UFV e o Pós-Doutorando Felippe Clemente, também do Departamento de Economia,  com os temas “Economia da Criminalidade no Brasil” e “A Teoria dos Jogos Como Instrumental para Trabalhos Acadêmicos voltados à Criminalidade: Os casos dos crimes de Sonegação Fiscal”. No segundo dia, o evento contou com a participação de alunos dos mais diversos Centros de Ensino e Pesquisa que apresentaram seus resumos de artigos científicos ou projetos de pesquisa sobre o tema Criminalidade e suas vertentes. Ademais, para finalizar o evento ocorreu a palestra “Tendências e padrões de Criminalidade no Brasil”, do pesquisador e professor Doutor Bráulio Figueiredo Alves da Silva, professor da UFMG e membro do CRISP (Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG). Ao final do evento, diversos alunos foram contemplados com sorteios de livros e três autores foram homenageados pelas melhores apresentações. Foram eles:

Menção Honrosa: Carlos Tiago Jorge de Azevedo  com o trabalho “Antiterrorismo, defesa ou ataque? Os problemas epistemológicos da definição do terrorismo e o risco as liberdades individuais”.
Menção Honrosa: Daniela Araújo dos Anjos  com o trabalho “Determinantes do Crime contra a Pessoa nos municípios mineiros”.
Melhor Apresentação: Cleudiza Fernandes de Souza com o trabalho “Mulheres libertas, violência e criminalidade: ex-escravas e relações com a justiça no pós-abolição”.
A LAEC agradece a todos os participantes e parabeniza a ganhadora de melhor trabalho Cleudiza Fernandes de Souza, mestranda em História pela Universidade Federal de São João Del Rei.

Por fim, agradecemos o esforço e excelente trabalho de toda a equipe de organização deste evento e a todos os nossos colaboradores: Centro de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Economia, Departamento de Economia Rural, FUNARBE, Livraria UFV, Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria do Assuntos Comunitários, Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável e LC Copiadora.

Confira abaixo algumas fotos do Evento: